Ações Sociais

Projeto “Papos Teen na Pandemia”

Há 20 anos, nosso propósito é promover saúde mental e ajudar pessoas de diferentes idades a conquistar maior qualidade de vida. Contudo, apesar das décadas de experiência, nenhum de nós imaginava os desafios que 2020. Diante de tantas perdas e incertezas vividas, a saúde mental das populações foi profundamente impactada. Em uma pesquisa lançada pelo UNICEF, 56% dos entrevistados disseram que algum adolescente da casa apresentou um ou mais sintomas relacionados à saúde mental.

Segundo um alerta da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nosso continente vivencia uma “crise de saúde mental”, com 60% da população sofrendo de ansiedade ou depressão decorrentes do isolamento social e impactos socioeconômicos da pandemia. Diante desse cenário, a Plenamente buscou agir pelo enfrentamento ao adoecimento psíquico de crianças e adolescentes.

papos-teen

O projeto “Papos Teen na Pandemia” foi idealizado pela equipe de psicologia clínica da Plenamente e a consultora Patrícia Ortiz Quintanilha, da IDEIAS Consultoria Social que realizava a assessoria e consultoria técnica social de unidades da Organização APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação).

A iniciativa nasceu quando foi relatado à nossa equipe que adolescentes atendidos pelo APROSES não estavam mais respondendo às atividades remotas e apresentavam quadro depressivo e pensamento suicida. A partir dessa realidade, a consultora da organização buscou apoio para ajudar os jovens através de orientações terapêuticas e roda de conversas sobre temas diversos. Foram realizados workshops online com grupos de adolescentes e adultos de comunidades carentes de diversas regiões do Brasil e atendimento psicológico individual gratuito.

Os atendimentos consistiram em conversas orientadas a respeito das questões ligadas a pandemia e de seu impacto na saúde mental, estratégias de enfrentamento e questões que surgiam ao longo do período, como: orientação sobre escolha da profissão, sexualidade, bullying, a importância das relações sociais, nosso papel na sociedade, combate às fake news, atividades físicas, alimentação, autoestima, família, mitos e verdades sobre álcool e outras drogas,respeito às crenças religiosas, violência doméstica e abuso sexual na infância e adolescência, luto e perda de entes queridos na pandemia.

covid-teens-banner

Foram realizadas palestras motivacionais com diversos profissionais que atuam diretamente com adolescentes no projeto social em Cubatão. A atuação contemplou também o treinamento de competências para atendimento de jovens em situação de risco para profissionais que atuam nesse projeto em todo o Brasil. Em outra atividade do “Papos Teen”, os funcionários da Unidade de São Paulo puderam “recarregar as baterias” com a palestra da psicóloga Mônica Maino, para continuar a concretização do sonho de trabalhar oferecendo suporte a famílias em vulnerabilidade social.

O sucesso do projeto pôde ser constatado quando as mães dos participantes relataram a melhora no comportamento e que eles contavam os dias, para a chegada do encontro, que era em todas as quintas-feiras à tarde. Quando terminou a parceria, as Unidades de São Paulo e Minas Gerais resolveram dar continuidade localmente. Minas Gerais continuou o grupo pelo Zoom com os adolescentes e São Paulo começou a fazer chamadas de vídeos semanais, ou seja, se tornaram multiplicadores desse lindo processo.

A experiência mostra o quanto é possível e fundamental que ações voltadas à promoção da saúde mental estejam disponíveis para todas as pessoas em vários momentos da vida, antes e além dos desafios. Desejamos que iniciativas como o “Papos Teen na Pandemia” se tornem cada vez mais presentes em nossa atuação.