Ações Sociais

Projeto Grãos de Amor

O Projeto “Adolescendo” é uma parceria entre a Associação Grãos de Amor e a Clínica Plenamente com objetivo de levar orientação sexual a adolescentes de baixa renda e situação de vulnerabilidade.

A educação sexual para adolescentes é uma ferramenta de orientação e autoconhecimento, que através do diálogo, leva os adolescentes a refletirem e elaborarem sentimentos sobre conhecimentos e comportamentos relacionados à sexualidade humana.

A reflexão sobre a vivência da sexualidade na adolescência estabelece uma relação entre explorar a sexualidade com saúde, com o próprio corpo e sua autoestima.

Propicia um entendimento, livre de preconceitos, capaz de elucidar dúvidas sobre o corpo, formas de obter prazer, riscos de alguns comportamentos, objetivando promover a saúde e a exploração da sexualidade de maneira responsável. Vale destacar que o Brasil ocupa o 2º lugar entre países da América e Caribe em gravidez de adolescentes. São 66,5 bebês que nascem de 1000 meninas entre 14 e 19 anos, segundo dados da OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde.

Sobre a Grãos de Amor

A Grãos de Amor foi criada há 3 anos por Aline Constantino. É uma associação, sem fins lucrativos, com objetivo de dar assistência a crianças e adolescentes e atua em São Paulo, Cotia e Trancoso na Bahia, atendendo 695 crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos. 

A partir da demanda de orientação sexual de um dos centros de convivência assistidos pelo projeto, no Glicério, onde há adolescentes grávidas, nasceu a parceria Grãos de Amor com a Clínica Plenamente. 

Nossa contribuição no projeto foi na área de planejamento e execução do projeto. Além da psicóloga Mônica Maino, cujo mestrado abordou justamente o impacto de políticas públicas de prevenção a problemas de saúde física e mental, a iniciativa conta ainda com quatro estagiárias de Psicologia (Maria Eduarda Cremonini Constantino, Sofia da Silveira Munhoz Vieira, Ana Carolina Chagas Garcia, Andressa Gonzaga), duas médicas ginecologistas (Cecília Helena Bueno Barboza e e Andrea Camhaji) e voluntárias da Grãos de Amor (Luiza Leandro, Renata Sobrosa, além da própria Aline Constantino). 

Os temas abordados vão dos limites do corpo aos métodos de prevenção de gravidez, discutindo pornografia, infecções sexualmente transmissíveis, o corpo e suas transformações na adolescência. 

Serão ao todo cinco encontros semanais de duas horas, com atividades em que os 50 adolescentes envolvidos, com idades entre 11 e 15 anos, terão oportunidade de discutir, interagir e aprender através de uma linguagem acessível e um ambiente leve e acolhedor. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos projetos em parceria com a Grãos de Amor, que realiza um trabalho social tão sério e comprometido.

 

Informações:

Site: https://projetograosdeamor.com.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/projetograosdeamoroficial/ 

E-mail: projetogda@gmail.com

Seja um voluntário do Projeto Grãos de Amor: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUErEUx6S1sgDUXSunMwhaKBqZxqK0gT-qC3wflqybpiCZBA/viewform